Wei Xiang, de apenas 16 anos e natural de Penang, partilha não só a origem com a lenda do badminton malaio Datuk Lee Chong Wei, como também a admiração por ele. Agora, tem motivos de sobra para sorrir: vai treinar sob a orientação de Teh Seu Bock, o mesmo técnico que guiou Chong Wei ao longo de boa parte da sua carreira, ao lado do indonésio Hendrawan.
Desde outubro passado, Seu Bock foi transferido da equipa sénior para o setor júnior, numa estratégia da federação para elevar o nível dos jovens talentos do país. E Wei Xiang está determinado a aproveitar ao máximo essa oportunidade de aprender com um treinador experiente e respeitado no circuito internacional.
“Cresci a ver Chong Wei a jogar. Sou de Butterworth, que fica a cerca de 30 minutos de Bukit Mertajam, a terra natal dele”, revelou o jovem atleta.
“Ele é uma grande inspiração para mim. Quero tornar-me num jogador de classe mundial como ele. Por isso, estou muito grato por poder aprender com o treinador Seu Bock, que é de topo e já treinou uma lenda como Chong Wei.”
Wei Xiang começou a jogar badminton aos sete anos, incentivado pelo pai. Apesar da idade, nunca teve receio de sonhar alto. O seu grande objetivo é conquistar títulos que escaparam, por pouco, ao seu ídolo.
O jovem aspira não só a alcançar o top 10 do ranking mundial, como também a conquistar o título de campeão do mundo em singulares e, mais ambiciosamente, a primeira medalha de ouro olímpica para a Malásia nessa categoria. Recorde-se que Chong Wei esteve perto de ambas as conquistas, mas foi sucessivamente travado por Lin Dan e Chen Long, dois gigantes chineses do desporto.
“O meu sonho é chegar ao top 10 mundial, vencer o campeonato do mundo em singulares e conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos, que a Malásia ainda nunca conseguiu,” afirmou Wei Xiang com convicção.
“Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente e que preciso continuar a trabalhar com dedicação para alcançar esses objetivos.”
O jovem talento já deu provas do seu potencial ao vencer, no ano passado, o campeonato nacional sub-16. Agora, tem os olhos postos no título sub-18 e está no bom caminho para o conseguir.
Ontem, no torneio disputado na Academy Badminton Perak, em Ipoh, Wei Xiang confirmou o favoritismo ao bater Beh Yu Wei, de Selangor, por duplo 15-8, garantindo assim presença na quinta ronda da competição.
Como cabeça de série número um do torneio, Wei Xiang terá agora pela frente Loh Chee Kiat, de Perak, num duelo que vale um lugar nos quartos de final. O jovem malaio continua a impressionar e a trilhar o seu caminho rumo ao topo.